14/08/2012

Fortaleza -Ceará


   
        Ah, o Ceará... De Canoa Quebrada a Jericoacora, tudo parece perfeito. Tem as falésias mais bonitas do Brasil, tem dunas, tem lagoas, tem praias.. A natureza  não mediu esforços por lá.
        Fortaleza, a capital, tem problemas de cidades grandes, mas também tem a infraestrutura dessas.

      1) Quando ir
       Fortaleza tem sol durante todo o ano, mas especialmente na época entre março e maio há grande probabilidade de chuvas. Portanto, evite-a nessa época.
          O Fortal (carnaval fora de época) acontece no mês de julho.
       O Carnaval costuma ser bem menos animado do que em Recife e em Salvador. Geralmente só há alguns blocos espalhados pela cidade e um grande palco de shows montado na Praia de Iracema. Mesmo assim, a cidade costuma ficar lotada.
             
     2) Arredores de Fortaleza 
       As praias do Ceará são divididas em litoral oeste e litoral leste, tomando-se como referência a cidade de Fortaleza. A oeste temos, além de outras, as praias de Cumbuco (Baixa Grande), Mundau, Lagoinha, Taíba, Flecheiras, Icaraizinho do Amontoado e a "internacional" Jericoacora (320 km).
       A leste temos a Praia do Futuro, Porto das Dunas (Beach Park), Prainha, Morro Branco(85 km), Canoa Quebrada (160 km), Ponta Grossa, dentre outras.
         Para uma viagem curta de 5 dias, por exemplo, você terá que escolher um dos dois lados se pretender também conhecer Fortaleza. Para a dupla Jeri+ Fortaleza, no entanto, é necessário um tempo maior em razão da distancia entre Jeri e a capital e de toda a logística no deslocamento. Para Fortaleza com Canoa, no entanto, é possivel um roteiro com 4 ou 5 dias, ainda com uma passagem rápida, por exemplo, por Morro Branco.

3) Onde ficar

      A melhor região para se hospedar em Fortaleza é nas proximidades da Av. Beira Mar, seja no bairro de Iracema, seja no de Meirelles. Mas em Iracema costuma ter mais muvucada, especialmente em alta estação, feriados e no Carnaval.
     Os quartos simples do Ibis de Iracema têm boa localização e  preços em conta. Esse ano passam por reformas.Perto dele, considere o Sonata de Iracema e o Holiday Inn. Ainda em Iracema, considere também o Nobile Suites Brasil Tropical. Em Meireles os destaques são para o Mareiro Hotel, para o Hotel Beira Mar e para o Othon Palace.

4) Como se deslocar
     Ainda que voce fique hospedado nas regiões acima, o que dispensaria o uso de carro, voce precisará de um para chegar às principais praias da cidade, que ficam afastadas dessa região, incluindo ai o Beach Park. Mas se não pretender ir todos os dias a uma praia, podera programar para aluga-lo somente por alguns dias, concentrando todas as praias e Beach Park nesses dias. Para os melhores restaurantes, ficando hospedado em Meireles ou Iracema, no maximo você precisará de uma corrida curta de taxi.

5) As praias
     As praias do Centro de Fortaleza estão todas impróprias para banho (Iracema, Meireles). O cearense então apostou todas as suas fichas na Praia do Futuro, localizada a leste, há cerca de 12 km do Centro, fazendo dela muito mais do que uma praia.As barracas por ali são verdadeiros clubes. Algumas contam com piscina, restaurantes, bares, área de recreação para crianças, palco para shows etc. É o caso da famosa CrocoBeach. Outras se espalham ao longo da orla da Praia do Futuro mas nenhuma com infra igual. Em épocas de ferias, Carnaval ou feriados, a Praia do Futuro fica looootaaaada, sendo impossível conseguir uma mesa ou cadeira para se sentar.
Praia do Futuro
Barraca na Praia do Futuro

      Já a quase vizinha Porto das Dunas, também a leste, cerca de 20 km do Centro, mas já no município de Aquiraz, é a melhor praia da região. É a mais bem cenografada e frequentada. Por ser a praia do Beach Park, caso você esteja com crianças e adoslecentes, é uma otima opção para quem não quiser entrar no parque. Uma das entradas da praia é justamente por dentro do Complexo do Beach Park. É so voce seguir em direção a entrada do parque que, antes das roletas e bilheterias, você avistará o acesso à praia, sem precisar pagar nada por isso. E  ainda poderá utlizar o bar/restaurante e os banheiros externos do Beach Park.O único problema é exatamente esse. É o único local com infra na praia. E o preço das bebidas e comidas não é o dos mais em conta. Mas na alta estação, é melhor do que encarar a muvucada da Praia do Futuro.
     A Prainha,  fica logo em seguida a Porto das Dunas (26 km do Centro), também em Aquiraz. É uma praia típica de pescadores, cortada por um rio.É o local mais próximo de Fortaleza para se tirar fotos com jangadas e mostrar que você esteve no Ceará. No vilarejo da Prainha, as famosas rendeiras expõem seus trabalhos numa feirinha na praça, conhecido como Centro das Rendeiras da Prainha.
Prainha




5) O que fazer

Além das praias já citadas acima, algumas outras dicas:

1) Caminhar pelo calcadão da Praia de Iracema e Meireles. Na de Iracema está a estatua de Iracema no canto esquerdo.Na de Meireles você encontrará a Feirinha de Artesanato e diversos bares e restaurantes.

Estatua de Iracema

2) O melhor local para se apreciar o por do sol é na Ponte dos Ingleses, entre a Praia de Iracema e Meireles.


3) O Centro Cultural Dragão do Mar é um complexo com bares, cinemas e exposições, nas proximidades da Praia de Iracema http://www.dragaodomar.org.br/index.php .

4) No Mercado Central Municipal é encontrado o artesanato típico do Ceará, em mais de 500 boxes http://www.mercadocentraldefortaleza.com.br/

5) O Theatro Jose Alencar já é um simbolo da cidade, com sua arquitetura eclética.

Visita Guiada ao Theatro

O percurso tem início a cada uma hora
Terça à sexta: 8h, 9h, 10h e 11h + 13h, 14h, 15h e 16h
Sábados, domingos e feriados: 13h, 14h, 15h e 16h
Inclui a edificação de 1910, os jardins de Burle Marx e o Centro de Artes Cênicas do Ceará – Cena, anexo ao prédio histórico.
R$ 2,00 (estudante) e R$ 4,00
Visitação gratuita para grupos de escolas públicas, ongs e projetos sociais previamente agendados: 3101.2567 com Tito ou Ana Marlene.
Visitação gratuita para todos nos dias 17 e no último domingo do mês, de janeiro a dezembro

6)  Beach Park - Um dos principais pontos turísticos de Fortaleza é o famoso Beach Park que fica na beira da Praia de Porto da Dunas, a cerca de 20 km do centro de Fortaleza. Sendo você criança ou adulto, ir a Fortaleza e não ir ao Beach Park é um pecado.. Isso porque é o melhor parque aquático do Brasil e um dos melhores do mundo.Tudo muito bem cuidado, com brinquedos que agradam dos mais medrosos aos mais radicais. 
            Mas atenção para algumas dicas valiosas: principalmente no verão ou férias, não deixe para comprar os ingressos na bilheteria do Park. Existem alguns pontos de vendas na cidade de Fortaleza onde você pode comprar os ingressos e ate parcelar a compra (ver link do Park abaixo). Deixar para comprar na hora, nesses períodos, é pegar filão na certa.. Outra dica é como alugar armários que o Park disponibiliza. Para também evitar a fila da bilheteria,  você poderá aluga-los com alguns funcionários do Park que ficam nas proximidades das filas.Mas para isso, você terá que comprar, juntamente, um cartão magnético carregado com uma quantia minima estipulada, para ser gasta com alimentação e bebida no Park.A quantia não é individual. Pode ser usada por qualquer membro da família ou entre amigos.Vale a pena.
               O estacionamento é pago a parte e geralmente comporta todos os carros, mesmo em períodos de alta estação.
                 Como já dito, para quem não quiser entrar no Park, a ótima opção é a barraca de praia -quase exclusiva- do próprio Beach Park. Para chegar ate ela, entre no complexo normalmente e, antes das bilheterias, você a avistará. Tem banheiros e toda a infra-estrutura necessária para se passar um agradável dia por la. Para ficar por la não se paga NADA exceto se houver consumo, logicamente. A grande sensação da barraca é comer caranguejo sobre as mesas. Haja prática...
                De resto, aproveite todos os brinquedos, e tome coragem para encarar o Insano, um toboágua de 41 m de altura em queda praticamente livre.
               http://www.beachpark.com.br/site/pt/home/home.asp


6) Bar Pirata - o forro mais famoso da cidade acontece todas as segundas-feiras.(Rua dos Tabajaras, 325)
7) Show de humor no Lupus Bier -humoristas regionais se revezam nas noites de terças-feiras no show de humor mais disputado de Fortaleza.(Rua dos Tabalaras 340)

6) Onde comer

     Alguns restaurantes já são tradicionais por lá, como o CocoBambu e o Colher de Pau. O Cocobambu fica na Praia de Meireles (Beira Mar, 3698) e dispõe de ambiente mais agradável e sofisticado que o Colher de Pau. Uma sugestão do Cocobambu é o prato de peixe com mangas e também as caipirinhas servidas na casca do coco.


Peixe com mangas
caipirinha de cajá

 .         Mas é no Colher de Pau que você encontrará uma das melhores carne de sol da região, num ambiente bem mais informal, no bairro da Varjota (Rua Ana Bilhar, 1178 )

      Tá.... voce já esta na cidade há uma semana e não aguenta mais tantos frutos do mar. Não se preocupe. Siga direto para o Cabana del Primo (R Maria Tomasia, 503, Aldeota), a melhor carne de Fortaleza segundo a Veja Fortaleza 2011. E de sobremesa, se acabe nos mini churros com doce de leite que são simplesmente imperdiveis. Ambiente mais requintado.Nem pensei em ir de roupa de praia por aqui.

         

.

    Um dos lugares mais pitorescos e famosos de Fortaleza é o Centro das Tapioqueiras.

    É uma ótima pedida para quem volta do Beach Park para Fortaleza. São varias barracas de tapiocas de tudo quanto é sabor, devidamente acompanhadas por um cafezinho passado na hora. Imperdivel!! Olha essa de banana e leite condensado aí ao lado>>>


   


 Para os amantes de caranguejos (acho muito trabalho para pouca carne) não deixe de experimenta-los na barraca do Beach Park. Pode quebrar-los diretamente nas mesas que são todas higienizadas e proprias para tal. No final, a cena é essa aqui abaixo:

Outros destaques na cidade são os restaurantes:
1) Moranga - Rua Xavier de Castro, 100, Praia de Iracema
2)Vignoli – pizza - Avenida Senador Virgílio Távora, 10, Meireles
3)Vojnilo –frutos do mar -Rua Frederico Borges, 409, Varjota
4) Lô Restaurante - Av. Pessoa Anta, 217 - Centro

6 comentários:

  1. E os hóteis da Praia do Futuro são bons? Marbello ou Vila Galé? Você indicaria?

    ResponderExcluir
  2. Ficar na Praia do Futuro te deixara afastada do centro de Fortaleza. Quanto aos hoteis, o Marbello esta melhor avaliado pelo Trip Advisor.

    ResponderExcluir
  3. Gostaria se saber qual hotel barato vc recomenda

    ResponderExcluir
  4. Em Meireles qual a melhor barraca de praia e que tenha maquina de cartões, tens uma dica vou ficar no Fortaleza Inn, av Abolição 3201.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jorge,
      Da uma lida nos item 5)As praias!!
      Abraços

      Excluir