04/01/2012

Fernando de Noronha - praias do Mar de Dentro (parte 4)

              Feito o Ilhatur, resta agora repetir as praias que você mais gostou ou conhecer aquelas que passou batido, ou ainda as que você sequer conheceu. Em ordem de interesse as melhores trilhas e praias são essas (visualize todas no mapa do primeiro post):
             
               1) Baia dos Golfinhos - Praia do Sancho - Forte São Joao Batista dos Dois Irmaos - Essa é, sem dúvidas, uma das melhores trilhas de toda a ilha. É feita por cima da Baia dos Golfinhos, da praia do Sancho e quase encosta no topo da Baía dos Porcos. No "Ilhatur" você somente chega ao alto da Praia do Sancho e no mirante dos Porcos, descendo depois, pela famosa escada até a Praia do Sancho. Mas, infelizmente, não chega a fazer a trilha que leva até a Baia dos Golfinhos, o que é uma pena.
               Então a dica é a seguinte: na BR, quando avistar a placa na estrada em direção ao Sancho, entre. No final da estrada, tem um estacionamento no qual você deixará seu carro. Ao invés de seguir direto na trilha do Sancho (à direita), entre na trilha à esquerda e siga até a Baia dos Golfinhos, onde se encontra o Mirante dos Golfinhos (cerca de 1,5 km, sem subidas)


Chegando cedo ou no final da tarde, dando sorte, você poderá ver os golfinhos chegando ou saindo da baia. Consulte os melhores horários. Peça emprestado um binoculo ao guia permanente do ICM-BIO  no local. Mas caso não veja nenhum golfinho rotator, não se preocupe, porque no passeio de barco a chance deles aparecerem é grande. 

Siga agora para o Sancho. Mas Atenção!!! Não volte pela mesma trilha que te levou até ali. Existe outra trilha, beirando a encosta, que te leva ao alto do Sancho. Para se ter uma ideia melhor, imagine um triangulo de cabeça para baixo em que o estacionamento do qual você partiu é o vértice inferior.  Para esquerda, voce seguiu para a Baia dos Golfinhos. Para a direita, seguiria direto para o Sancho.  Mas voce foi primeiro para a esquerda e depois por cima(base do triangulo) beirando a costa, chegará também ao Sancho.Esse trajeto entre a Baia dos Golfinhos até a descida para o Sancho é uma sucessão de paisagens indescritíveis, tendo a Praia do Sancho como pano de fundo!!


Chegando no topo da escada para o Sancho, não desça ainda. Continue mais um pouco pela trilha, agora  até o antigo Forte São João Batista dos Dois Irmãos, onde você terá o enquadramento clássico da foto típica de Noronha: a do morro Dois Irmãos, por cima.




E, olhando para baixo e para trás, vera o Sancho agora por outro angulo.



Também avistará, por cima, a Baia do Porcos:


Depois de tudo isso, ai sim, volte um pouco na trilha e encare a famosa escada de ferro fincada nas pedras, para se chegar até a praia do Sancho. Esse é o único modo, por terra, para se chegar lá. Fora isso, só por barcos.

A dificuldade não esta propriamente no fato da escada ser construída entre as pedras, mas principalmente pela grande distancia entre seus degraus, dificultando a descida principalmente para pessoas de estatura baixa.
Vencendo a escada, a recompensa é grandiosa. Você estará na praia que ja foi considerada varias vezes a mais bonita do Brasil. Veja... mais bonita não significa que tenha infraestrutura. Não tem. Nenhuma. Nem uma barraquinha para comprar água. Nem um guarda-sol ou cadeira. Mas o Sancho é tão lindo que voce nem lembrará disso.A natureza por lá foi generosa: águas transparentes com temperaturas amenas, peixes visíveis sem mascaras, cachoeira em alguns períodos do ano (época de chuvas) e uma encosta toda arborizada que a abraça de ponta a ponta.
Nem pense levar uma cadeira de praia. Descer a escadaria com ela seria praticamente impossivel. Leve toalhas, cangas, água e algo para comer, se pretende ficar algum tempo por lá. Procure um sombra junto às arvores, onde o terreno é todo cheio de pedras vulcânicas. CUIDADO para não deixar a bolsa aberta com comida. A ilha é infestada de Teju, algo parecido com um pequeno camaleão. Ele devora todo o resto de comida que vê pela frente, inclusive dentro da sua bolsa.

Teju

O mergulho com mascara e snorkel é feito numa área bem central da praia, na chamada "laje do Sancho", que nada mais é do que um enorme formação de corais e pedras  submersos, bem no meio da praia, distante cerca de 20/25 m da areia. É onde os barcos também param para mergulho.

2) Praia da Cacimba do Padre e Baia dos Porcos - Se fizer o Sancho pela manhã, poderá fazer essas duas praias à tarde. Apesar de estarem lado a lado, não há passagem do Sancho para os Porcos. A única maneira de se chegar aos Porcos é pela praia da Cacimba do Padre. Então, se estiver no Sancho, terá que subir a escada, retornar para a BR, e seguir para a próxima entrada (sentido leste), que te levará até a Praia da Cacimba do Padre. A praia recebeu esse nome gracas à descoberta, por um padre, de uma fonte de água potável na estradinha que leva ate ela.
    É a praia que você consegue avistar os Dois Irmãos mais de perto, do chão.O mais interessante é que,  quando você chega à praia, o angulo de sua visão só lhe permitirá ver um dos morros, porque o outro estará localizado atrás dele. À medida que você caminha para a esquerda, em direção à Baia dos Porcos, o segundo morro começa a aparecer lentamente.
Dois Irmaos com um dos morros escondido pelo da frente.

Caminhando para a esquerda, o segundo morro aparece.

No Ilhatur, voce é levado direto até a Baia dos Porcos, por uma pequena trilha. Mas se lá voltar, não deixe de  entrar numa outra pequena trilha, com inicio no meio e à direita da principal, em direção ao mar, onde poderá avistar toda a Praia da Cacimba e o Morro do Pico. Olhe, embaixo, a foto que você conseguirá tirar:



Volte a trilha principal e siga até a Baia dos Porcos. Mas prepare-se. porque o visual é alucinante.Pequenas piscinas naturais são formadas pela pedras. O mar é inacreditavelmente transparente.


      O mergulho por lá passa a ser quase que obrigatório. Mas tudo também sem infraestrutura e pouca sombra.
      Se optar por almoçar na Barraca das Gêmeas, que fica na Cacimba, deixe agendada a hora que irá retornar dos Porcos, para que seu peixe já esteja assado (ver post 2)

3) Praia da Conceição


    É a praia, com infraestrutura, mais bem cenografada. Estando na Vila dos Remedios, o acesso é facil mediante uma caminhada por uma estrada que beira o litoral, após passar as praias do Cachorro e Meio. A infra fica praticamente por conta do Bar Duda Rei no canto esquerdo e pelo Bar do Meio no canto direito, colado com a Praia do Meio.
Mas esse infra terá seu preço. A latinha de cerveja no Duda Rei alcançava consideráveis R$ 7,00 em set/011. É um dos locais favoritos para se assistir o por do sol. Tem até um chuveirinho...

canto esquerdo junto ao Morro do Pico

No canto direito, na pedra que divide a Conceição com a praia do Meio, você encontrará um ótimo local para mergulho com mascara e snorkel;

4) Praia do Cachorro e Meio

São as praias mais próximas à Vila dos Remédios. A do Cachorro deve ser evitada por quem não gosta de muita confusão, digo, farofeiros. Mas lá se pode ver, no canto direito, nas pedras, uma piscina natural conhecida como "Buraco do Galego". Mas só na maré baixa.


          A do Meio é mais vazia, mas sem muito atrativos.
 
5) Praia da Quixabinha, Bode, Boldró, Americano e Boldró
É uma sequencia de pequenas praias, mais desertas, que se inicia no lado direito da Praia da Cacimba do Padre. São boas praias para se avistar um por do sol.



Acima da praia do Boldró encontra-se o Forte São Pedro do Boldró, ou simplesmente Fortinho do Boldró, onde se avista o por-do-sol mais famoso de Noronha (geralmente é a última parada do Ilhatur). O local conta com um bar e caixas de som.
Por do sol visto do Fortinho do Boldró

 Fechado o Mar de Dentro, Noronha já valeu a pena, esteja certo. Mas se houver mais alguns dias na ilha, comece a explorar algumas praias do Mar de Fora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário