03/08/2011

Buenos Aires - Argentina (parte 3)

5) Meios de transporte 


    Considere sempre como primeira opção andar a pé pela cidade, principalmente se a temperatura estiver boa. Palermo, Recoleta e San Telmo são ótimos para bater uma perna. Mas também não caia na furada de percorrer bairros inteiros ou até mesmo distâncias enormes entre os bairros a pé. Falo isso porque na primeira ida a cidade você sempre comete esse erro. No final do dia você não consegue fazer mais nada. 

A) Táxi
            Como já dito em Buenos Aires - Argentina (parte 1)as corridas de táxi em Buenos Aires são muito baratas. Você vai experimentar a estranha sensação de entrar num táxi e esquecer que nele existe um taxímetro. A corrida mais cara será a do Aeroporto-Hotel,  mas já se sabendo de antemão o seu valor (como também mencionado no primeiro post). Apesar de nunca ter vivido qualquer infortúnio com taxistas na cidade, há inumeros relatos que sugerem uma certa cautela, principalmente nos locais onde se toma o táxi, destinos pretendidos, bem quanto ao troco. Evite dar notas de 100 pesos, porque há casos de trocas por notas falsas.
            Lembre-se que para tomar um táxi em BsAs você precisa ficar no lado direito da rua, caso contrário os taxistas nao irão parar.          
        
B) Metrô ou Subte

      O valor do táxi associado a um deslocamento mais fácil, acaba desestimulando a utilização do metrô em Buenos Aires. No entanto, para conhecer um pouco mais do estilo portenho de ser, siga para o Subte. O valor unitário do ticket é cerca de 1,10 pesos*, ou seja, nem R$ 0,50* (jun /11). São 6 linhas que cortam a cidade, com algumas estações na interseção delas.


                            Mapa ampliado



     A linha verde(D) é a mais indicada para a maioria dos pontos turísticos.Estando ou indo para Palermo, a melhor estação é a da Plaza Italia (Av. Santa Fé com Av. Sarmiento ou Thames) ou Estação Scalabrini Ortiz (Avenida Santa Fé com Scalabrini Ortiz). Siga em direção a Estação Catedral se o seu destino for a Plaza de Mayo ou a famosa Rua Florida.  A linha também facilita o deslocamento entre alguns pontos turísticos dentro do próprio Centro, como da Plaza de Mayo até o Teatro Colón. (Est.Catedral - Est.Tribunales).
         Partindo ou seguindo para a Recoleta, a estação mais indicada é a Pueyrredon da Linha verde D. Cuidado porque há uma estação com mesmo nome na linha vermelha B!
           Mas fique sabendo que tanto as estações de Palermo quanto a da Recoleta não são muito próximas às principais atrações de cada bairro, respectivamente. Algo em torno de 15 min de caminhada.Já as do Centro, principalmente a Estação Catedral, fica bem próxima aos pontos turisticos.
           O sistema de aluguel de bikes ainda nao funciona para turistas..!!!


* Tendo em vista a alta inflação de preços na Argentina, os preços divulgados rapidamente se tornam defasados.



Nenhum comentário:

Postar um comentário