12/07/2011

Churrascaria Fogo de Chão - Rio de Janeiro

     
        Depois de muita especulação em onde se instalaria a churrascaria brasileira mais "americanizada", finalmente chega ao Rio a Fogo de Chão. Ao contrário do que se imaginava, a Barra da Tijuca foi trocada pela sede náutica do Botafogo.
        O sistema de "valet parking" funciona bem, mas quando a conta chega à mesa, você percebe a inclusão de R$ 9,00 a mais pelo serviço. Não pude ter certeza, mas pelo que parece, o estacionamento é da própria churrascaria, não justificando tal cobrança.
       Foram criados dois salões para a espera, um deles com bar, e todos regados a muita castanha de caju free. Se for possível peça à hostess uma mesa mais próxima à varanda, para que você possa desfrutar da vista para a Enseada de Botafogo, que é simplesmente incrível!! Isso porque, apesar da maioria das mesas permitir essa vista, algumas poucas ficam atrás de uma pilastra, que fecha completamente a visão da enseada. E como a Lei de Murphy está sempre por aí operando, fui sorteado com uma dessas!!!
         As guarnições que vêm à mesa são apenas razoáveis. As batatas rústicas, por exemplo, chegam sempre frias. O buffet é aquele já conhecido de outras filiais. Pouquíssima variedade. Algumas saladas, poucos queijos e só. Até aí não se poderia reclamar. Segundo os amantes da rede, o foco é a carne !! Ok! Mas então por que elas, assim como as guarnições, também chegam tão frias à mesa? Saborosas para mim inclui a temperatura ideal, o que elas não têm quando chegam à mesa. Essa crítica é dividida pela Veja Rio dessa semana, nas palavras de Fabio Codeço, que também lamenta a temperatura que as guarnições chegam à mesa. E acrescenta que " Esse detalhe vale também para os espetos."
         Mas vale a pena conferir - ainda que frios - o contra-filé argentino, o bife de ancho, a costelinha de cordeiro e o "shoulder steak".
        Não deixe o restaurante sem antes conhecer a varanda, separada do salão principal através de portas de vidros de correr. O ambiente foi todo projetado com sofás,  pufes e almofadas, para que se possa deleitar, confortavelmente, da deslumbrante vista da enseada de Botafogo. 
       foto:www.riotemporada.com.br

             O preço do rodízio fica em R$ 92,00 mais serviço, ou seja, em exatos R$ 101,20. Com refrigerante, acrescente R$ 6,60 ( já com 10%) a esse total, a cada unidade. A brincadeirinha, então, chega quase na casa dos R$ 110,00, pelo menos. 
           Se a análise for apenas acerca da comida, francamente não acho ser um bom custo-benefício. Não posso argumentar que o buffet é fraco porque, como dito, não é argumento para os amantes da rede.Mas então, sem buffet bom e sem frutos do mar, a carne apresentada deveria ser impecável para que se justificasse o preço cobrado. Mas não o é! 
             Vamos torcer para que seja só uma fase inicial de adaptação e que tais erros sejam corrigidos. Talvez a crítica da Veja Rio acelere esse processo. Porque só assim  para a  Fogo de Chão carioca ser eleita a melhor do gênero na cidade, assim como acaba de ser em São Paulo (julho 2011).

Av. Nestor Moreira, s/n - Enseada de Botafogo - tel: 2279-7117



6 comentários:

  1. Ih Leo, depois da sua crítica não dá vontade de experimentar mesmo! Vou esperar eles fazerem os 'ajustes', você voltar lá e dar o aval. Porque, por este preço, tem que todo mundo estar falando muito bem para valer o investimento!!! ;)

    Mil beijos, Dadá
    http://umahistorinhapordia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. fui lá hoje, meio desconfiado após ler este blog. por isso, dou minha opinião. talvez vc deu azar no dia. tudo hoje tava 100%. a carne estava perfeita, entre as melhores que já comi. o atendimento perfeito, e olha que tava lotado. buffet é como tem que ser, sem excessos, lá a atração é a carne. enfim, achei a melhor churrascaria do rio, junto com a oasis de são conrado. agora, concordo em relação ao estacionamento: não faz sentido ser cobrado...

    ResponderExcluir
  3. Conforme postado, fui Fogo de Chao logo nas primeiras semanas. Tomara que tenha melhorado. Semana que vem retorno la e posto novamente.

    ResponderExcluir
  4. estou saindo de casa para comemorar o aniversario da minha esposa e o meu destino seria fogo de chão mais depois do que li infelizmente mudei a rota (porcão rios) rui............

    ResponderExcluir
  5. Ainda não conheço a fogo de chão!! Vou levar minha família, em que pese os comentários anteriores. Quanto ao preço, não acho caro, se estou indo é porque quero gastar dinheiro... mesmo que seja coxão duro, a grana é minha e ninguém tem nada com isso! Se for ruim, volto só para dizer para o garçom que semana passada estava horrível, que quebrei o dente com o coxão duro. Acho certo cobrar o estacionamento sim! Eles não batem o carro, e devolvem no final. E tem mais, meu carro é velho mesmo, se levarem, é um favor que me fazem. Embora seja vegetariano, vou experimentar. VIVA O DIREITO DAS VAQUINHAS!!!

    ResponderExcluir
  6. voce parece mais aqueles chatos profissionais que infestam a internet que para ter alguma notoriedade se tornam "criticos" de tudo, claro o cara que fala bem de lojas e serviços, quem vai querer saber, nunca fui a este estabelecimento, estou apenas fazendo uma pesquisa, e constatando realmente a existências de chatos profissionais como voce, praga da internet ...

    ResponderExcluir